segunda-feira, 20 de agosto de 2012

A CRETA


Depois de abordar aspectos relacionados com a Adicção e com o Modelo utilizado no seu tratamento (Modelo Minnesota), assim como aspectos relacionados a algumas teorias que explicam o consumo de álcool e drogas, e a importância das avaliações do consumo de substâncias, vou, de seguida, abordar aspectos relacionados com a realidade do Centro onde me encontro a exercer funções.

 O Centro de Tratamento CRETA dá respostas às necessidades de indivíduos que apresentam problemas relativamente ao consumo exagerado e problemático de álcool ou de outras drogas.

O Modelo Terapêutico que o Centro utiliza é o chamado Modelo Minnesota que, como o próprio nome indica, nasceu no estado de Minnesota, na América, e é conhecido por ter os 12 Passos e estar muito relacionado com os Grupos de Auto-Ajuda, nomeadamente com os Narcóticos Anónimos e Alcoólicos Anónimos. Os 12 Passos correspondem, no fundo, a uma parte deste Modelo Minnesota, que nasceu em 1935 na América, com os Alcoólicos Anónimos.

Neste Modelo existe uma abordagem da Adicção enquanto doença existindo várias formas da mesma se manifestar. Uma delas pode ser através do consumo de substâncias, nomeadamente o álcool ou as drogas ilícitas. 

Outra característica do Modelo Minnesota consiste no trabalho desenvolvido por uma equipa multidisciplinar. Na CRETA, existe um Director-Clínico que é Médico Psiquiatra; a Equipa dos Terapeutas, composta por dois Conselheiros em Adicção e dois Psicólogos (Clínica e Social); três Monitores Profissionais que, apesar de não serem Terapeutas, estão formados para lidarem com um conjunto de situações que possa ocorrer durante os seus turnos.

O nosso tratamento divide-se em duas fases: o Tratamento Primário ou Residencial, com a duração de 12 semanas; e o Pós-Tratamento, com a duração de 9 meses, que é um acompanhamento semanal dos pacientes que acabam o Tratamento Primário,  através de Grupos de Terapia que se realizam aos Sábados.


Creta Tratamento - Parede, Portugal




As regras base do Centro são 5: proibição de posse ou uso de álcool ou de outras drogas; proibição de qualquer tipo de envolvimento físico, emocional e/ou sexual; proibição de acesso a qualquer divertimento exterior, salvo com indicação da Equipa Terapêutica; proibição de qualquer tipo de violência física ou verbal; proibição de auto-prescrição de medicamentos.

Depois, o cumprimento de tarefas diárias, do Plano Diário e dos Horários, são igualmente importantes.

O dia começa cedo. Para uns é apenas o contínuo do dia anterior. O despertar é às 7h. Cada um com a sua responsabilidade de acordar. Entre o arrumar o quarto e a higiene pessoal, aguarda-se, também, pelo pequeno-almoço, às 8h. Este é antecedido por uma reflexão – Meditação – sobre  o dia que se terá pela frente e por um agradecimento pela 1ª refeição do dia. Depois a medicação, assim como a entrega do único maço de cigarros (possibilita aos pacientes trabalhar o controlo sobre determinadas questões – agitação, ansiedade, irritabilidade – organizarem-se e governarem-se, para além de não causar qualquer síndroma de abstinência. 

Após a execução das tarefas diárias (limpeza e arrumação do Centro) que, semanalmente, são divididas pelos elementos do Grupo (tarefa esta da responsabilidade dos Líderes), há a Passagem de Informação onde a Equipa Terapêutica se reúne com os Líderes de Grupo (função, quinzenalmente, atribuída a 2 elementos, de forma rotativa) para o processamento do restante dia anterior (situações que mereçam atenção especial, quebra de regras, estado físico e emocional dos recém-chegados, assim como os restantes elementos, dúvidas sobre Liderança de Grupo). De igual modo, a Equipa Terapêutica também se reúne com o Monitor de Serviço, com os mesmos objectivos.

Depois disto, há a planificação do dia, por parte da Equipa Terapêutica, que, de um modo geral, está previamente, definido: Grupos de Terapia, Terapias Individuais, Palestras, Actividades Terapêuticas, Avaliações de Progresso, Processamento de Trabalhos Terapêuticos, Reuniões Familiares, Reuniões da Equipa Terapêutica, Planos de Tratamento: entre as 10h e as 17h. Pelo meio, o almoço e lanche, e a respectiva toma da medicação.

Os Grupos de Terapia são divididos, semanalmente, em dois grupos, de forma a potencializar a coesão, confiança, partilha, identificação, avaliação de progresso. Nestes grupos, são processados danos e consequências resultantes da impotência e desgoverno que a doença da adicção ou alcoolismo produz; identificação e resolução de conflitos entre os elementos do Grupo; dificuldades que os pacientes atravessam; formas de lidar positivamente com sentimentos desagradáveis; estratégias de lidar com situações desfavoráveis relativamente à doença; alterar crenças e formas negativas de pensar, sentir e agir.

As Palestras são um movimento mais didáctico e informativo sobre questões relativas a todo o processo que envolva situações à doença e ao tratamento.

As Actividades Terapêuticas são diversas (Dinâmicas de Grupo, Identificação de Sentimentos, Coesão, Liderança, Confiança, Funcionamento em Grupo, Trabalho de Equipa, Visualização de Filmes Terapêuticos) e sempre com base na Mudança e no Tratamento.

As Avaliações de Progresso dizem respeito a uma análise realizada pelo Grupo relativamente a um Paciente específico. São avaliadas questões relacionadas com o seu envolvimento relacional e motivacional, participação em Actividades Terapêuticas, cumprimento de regras e expectativas, relação com os familiares e necessidade de mudança. Durante o tratamento, há 3 Avaliações de Progresso, realizadas à 3ª, 7ª e 10ª semana de Tratamento, para cada Paciente. 

Os Trabalhos Terapêuticos são, igualmente, diversos. Trabalhos específicos da Filosofia dos 12 Passos, trabalhos direccionados para os defeitos de carácter dos Pacientes, trabalhos relacionados com dificuldades que estes apresentam, trabalhos para compreenderem e actuarem em formas de lidar positivamente com sentimentos desagradáveis, assim como estratégias de lidar com situações desfavoráveis relativamente à doença, e trabalhos que ajudem a alterar crenças e formas negativas de pensar, sentir e agir.

A Equipa Terapêutica da CRETA, também acredita no trabalho que deve ser realizado com os familiares dos Pacientes internados, de forma a, de igual modo, serem ajudados e, por outro lado, ajudarem os Pacientes. Deste modo, são realizadas Reuniões Familiares frequentemente com a familia mais significativa para o Paciente, sendo normalmente 3, as Reuniões durante cada processo individual.

Todo o ambiente é Terapêutico, de forma a potencializar a mudança. A partir das 17h, os pacientes têm o seu tempo livre, onde poderão fazer os Trabalhos Terapêuticos, ouvir música, ver televisão, praticar desporto, ler (com horários definidos). A ceia está marcada para as 22h, e o deitar, a partir deste momento, poderá ser feito até às 23,45h.

Durante o fim-de-semana, aos Sábados, há o Grupo de Pós-Tratamento – acompanhamento de ex-pacientes que terminaram tratamento Primário – , assim como as visitas dos familiares. Há igualmente o Programa Familiar (Grupo de Terapia com os membros familiares, ou Palestra). Ao Domingo, o dia começa com as Tarefas Gerais (limpeza e arrumação do Centro, de uma forma mais específica) e, à tarde, o espaço é dedicado a um passeio organizado pelo Grupo.

Será interessante, ao longo destes artigos, dedicar mais tempo e especificar mais algumas das situações que foram abordadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário